Encerramento do Simpósio Global sobre Justiça Climática e Populações Impactadas
30 julho 2025
Primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, se unirão a lideranças internacionais e jovens ativistas para lançar Chamado Global à Ação por Justiça Climática, com foco em saúde e direitos de mulheres e meninas.
Cerimônia de encerramento do Simpósio Global acontece a partir das 11h30min desta quinta (31), no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília - DF.

O Simpósio Global 2025 sobre Justiça Climática e Populações Impactadas chega a sua conclusão nesta quinta-feira, 31 de julho, com uma sessão especial de alto nível marcada por falas institucionais, reflexões finais e o lançamento do Chamado de Brasília à Ação, um documento que reúne recomendações estratégicas para alinhar a ação climática global à promoção da saúde, dos direitos e da justiça de gênero.
Com foco nas intersecções entre a crise climática e a violação de direitos, o simpósio reuniu ao longo de quatro dias lideranças governamentais, especialistas internacionais, juventudes, povos indígenas, organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas.
A cerimônia de encerramento contará com a participação de autoridades de alto nível, entre elas:
- Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil e enviada especial da COP30 para Mulheres
- Márcia Lopes, ministra de Estado das Mulheres
- Florbela Fernandes, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e diretora de País para Uruguai e Paraguai
- Richarlls Martins, presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD)
- Sineia do Vale, enviada especial da COP30 para Povos Indígenas
- Marcele Oliveira, campeã Climática Jovem da COP30
- Embaixadora Vanessa Dolce de Faria, assessora especial do Ministro das Relações Exteriores e alta representante para Questões de Gênero
- Ashanta Ramsey, Embaixadora da Juventude da Comunidade do Caribe (CARICOM)
O encerramento contará ainda com a entrega simbólica do Chamado de Brasília à Ação, feita por Ashanta Ramsey, Embaixadora da Juventude do CARICOM. O documento reúne os principais pontos discutidos ao longo do simpósio e reforça a urgência de integrar a justiça climática às agendas de saúde, direitos e igualdade de gênero.
A sessão reafirmará compromissos com o desenvolvimento do Plano de Ação de Gênero da COP30 e do Plano de Ação para a Saúde de Belém, ressaltando a importância de integrar os direitos e a saúde sexual e reprodutiva, o enfrentamento à violência baseada em gênero e o protagonismo de mulheres, meninas e juventudes na resposta climática global.
SERVIÇO: Encerramento do Simpósio Global 2025 sobre Justiça Climática e Populações Impactadas
Data: 31 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 11h30min (horário de Brasília)
Local: Auditório Ministro José Pereira Lima, Tribunal de Contas da União (TCU), SAFS – Quadra 4, Lote 1, Asa Sul, Brasília - DF
- Credenciamento de imprensa: Solicitações devem ser feitas por e-mail (imprensa.brasil@unfpa.org). A participação presencial será limitada. Profissionais previamente credenciados terão acesso prioritário.
- Transmissão ao vivo: A sessão de encerramento será transmitida no canal do UNFPA Brasil no YouTube.
Entrevistas com especialistas do UNFPA e lideranças jovens podem ser agendadas mediante solicitação. O comunicado de imprensa final, com os principais destaques do evento e o texto do Chamado de Brasília à Ação, será disponibilizado após a sessão de encerramento.
Para mais informações, visite a página do Simpósio Global: https://brazil.unfpa.
Contatos para a imprensa:
UNFPA Brasil: imprensa.brasil@unfpa.
org | mtavares@unfpa.org UNFPA Sede – Nova Iorque: media@unfpa.org
0 comentários:
Postar um comentário