Porto Alegre, 29 de novembro de 2013 - Uma exposição de fotografias que revelam o cotidiano dos presídios da capital gaúcha através dos olhares de detentos, detentas e funcionários será lançada no domingo, 1º de dezembro, para marcar o Dia Mundial da Aids. A ação é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil.

A exposição A Liberdade de Olhar irá mostrar o resultado de duas oficinas de fotografia realizadas em agosto com 17 internos e 18 profissionais da Penitenciária Feminina Madre Pelletier e do Presídio Central de Porto Alegre. No total, mais de 100 imagens que retratam o cotidiano dos dois presídios, clicadas nas oficinas por quem vive essa realidade todos os dias, serão exibidas em impressões e numa projeção junto a relatos dos participantes.
Foto de J.F.R, 22 anos
As atividades fazem parte de um novo projeto do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil que tem como objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. A proposta é utilizar imagens que retratem situações de vulnerabilidade relacionadas à promoção e/ou à violação de direitos humanos no cotidiano das prisões para promover uma discussão sobre o assunto, com foco em questões de gênero, violência e saúde, mais especificamente na prevenção da aids, das hepatites virais e da tuberculose.
A exposição estará aberta a partir das 9h de domingo (01/12), na Usina do Gasômetro. Na próxima semana, de terça-feira a sábado, ela poderá ser vista na Praça Quinze de Novembro, em frente ao Mercado Público Central de Porto Alegre.
Foto de E.R.S, 35 anos
No âmbito do Ministério da Saúde, a realização das oficinas conta com o apoio técnico do Programa Nacional de Controle da Tuberculose e da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário. A iniciativa também conta com a parceria do Núcleo de Educação Profissional do SENAC/RS, da SUSEPE e do Programa Municipal de DST/Aids. Esta ação também está inserida no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para o enfrentamento da epidemia de HIV/aids no município de Porto Alegre - AIDS Tchê.


Dia Mundial da Aids
O Dia Mundial da Aids é comemorado todos os anos no 1º de dezembro desde 1988. A data se tornou um dos dias de conscientização sobre saúde mais reconhecidos internacionalmente e é uma oportunidade fundamental para sensibilizar o público, relembrar aqueles que já se foram e celebrar as vitórias conquistadas, como o aumento do acesso aos serviços de tratamento e prevenção.
Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil teve 656.701 casos registrados de aids, de acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de aids no Brasil foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.
Serviço:
Exposição A Liberdade de Olhar
1º de dezembro, a partir das 9h, na Usina do Gasômetro - Porto Alegre, RS
De 3 a 7 de dezembro, a partir das 10h, na Praça Quinze de Novembro - Porto Alegre, RS
Entrada gratuita
Informaçõe passadas pela assessoria de imprensa http://www.unodc.org diretamente para nosso site

0 comentários:

Postar um comentário

Matérias em Arquivo em Slider de fotos

 
Top