O Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), inicia uma nova etapa de trabalho nesta quarta-feira (16).

Um grupo de 18 policiais da Força Nacional de Segurança, dividido em duas equipes, com nove integrantes cada, seguirá para os estados do Maranhão e Sergipe. O principal objetivo é atuar na proteção de dois defensores dos direitos humanos nestes estados, que não oferecem este serviço. As secretarias de Segurança Públicas locais darão apoio no trabalho nos estados. O grupo seguirá por terra até os estados, com previsão de chegada no próximo sábado (19).

A participação dos integrantes da Força Nacional de Segurança na proteção de defensores de Direitos Humanos fortalece o programa e possibilita uma maior apoio aos estados", afirma Fernando Matos, diretor de Defesa dos Direitos Humanos, da SDH/PR. Segundo ele, a ação inovadora só foi possível por conta do empenho de todos os parceiros envolvidos. "Os integrantes da Força Nacional de Segurança mergulharam no universo dos defensores e a partir de agora estão prontos para entrar em ação", avalia ele.

Histórico
Em outubro do ano passado foi formada a primeira turma de 30 policiais para atuar no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. O curso foi resultado de parceria entre a SDH/PR, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O objetivo do curso de Formação de Policiais Militares para Apoio ao Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos é treinar policiais em técnicas de proteção a pessoas ameaçadas, com foco em direitos humanos. Eles integrarão a Força Nacional de Segurança e poderão atuar em todo o território nacional.
Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos – Criado em 2004, sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente, encontra-se implantado em seis estados conveniados: Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Brasil é o único país do mundo a ter um programa de proteção a defensores de Direitos Humanos institucionalizado.

Fonte/Autor: Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República

Eu acho essa atitude muito relevante e em tempo oportuno pois nós os defensores dos Direitos Humanos poderemos agir com mais tranquilidade em nossas ações conjuntas com a SDH isso possibilita o fortalecimento de divisas e realça a moralidade do defendido.

Eduardo lima
Defensor dos Direitos Humanos

0 comentários:

Postar um comentário

Matérias em Arquivo em Slider de fotos

 
Top